segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Bacalhau, vinho e futebol.

Cheguei em casa à noite, D. Arminda dormindo no sofá, um breu. Vou sair, comer um bacalhau e tomar um vinho, afinal este é o grande chavão de Portugal. Um frio da gota, saio com o mapa, tentando chegar ao restaurante que no guia dizia que era bom. Pelo mapa, o lugar ficava a 1,9 km, 30 minutos (o Google ou calcula o quilômetro de Minas ou o passo da D. Arminda).
Murphy, de plantão, fez o favor de desligar o mapa (internet 3G) na hora mais necessária, o que resultou em não encontrar o lugar que estava procurando. No entanto, me levou a outro, o único que parecia ter alguma coisa – Oeiras é quase uma cidade do interior, à noite. O primeiro diálogo é sempre impactante:
- Estão abertos?
- Estamos sim.
Ele respira fundo, conta até 10, mas não se segura:
- Como teria entrado se não tivesse aberto?
Abaixo a cabeça, derrotado com argumento tão certeiro. Pensei em responder que poderia ter arrebentado a porta para entrar, pulado a janela, mas achei melhor recuar.
- Interessante seu ponto. E tá servindo comida ainda?
Fiz a pergunta, já esperando uma resposta do tipo “claro, aqui é um restaurante, quando abrimos é para vender comida. Se não tivesse comida, por que estaria aberto?”. Mas não, veio um simples “Sim”.
Sentei-me, pedi um vinho da casa, para experimentar. Uma jarra de meio litro, só para mim. Não gostei do vinho, mas como fui tomando devagar, ele foi envelhecendo e começou a melhorar. O dono do restaurante sugeriu que eu pedisse o bacalhau, que era bom e saía rápido. Aceitei, enquanto assistia na TV São Paulo de Braga 0 x 0 Naval. Com o vinho na cabeça e o futebol como assunto, fiquei até o fechamento do bar, com o dono do restaurante perguntando se o Hulk era bom de bola ou uma farsa. Daí, seguimos para a eterna discussão Romario x Ronaldo, que começou com a discussão Messi x Cristiano Ronaldo . O grand finale foi a declaração de amor ao Jardel, o maior atacante que ele já viu jogar em toda a vida. Pergunta: para qual time ele torcia?

2 comentários:

  1. Pela suas descrições consigo imaginar a cara dos portugas carrancudos...
    E as suas caretas eu também consigo imaginar.
    Essa história de blog é mesmo interessante pois acaba por despertar o lado escritor nas pessoas que tem essa veia artística.
    Acho que este é o seu caso.
    Já pensou no assunto???
    Essa viagem vai dar um livro e tanto do tipo "comer, rezar e Amar". Como se chamará o seu???
    Fico aguardando a resposta...

    ResponderExcluir
  2. huahauhauhaua...ri demais com a historia!! huahuahaua....

    sabado vou conhecer nosso carrinho novoo!! uhuuulll =)

    PS. eu tbm espero o livro =) vindo de um Veiga, vai ser TOPP demais!!


    Bjos Rogers, bons passeios aii =) cria uma aba ai pra postar fotos ai no site tbm =)

    Nádia SJBV

    ResponderExcluir