quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sim, a política (e-mail que encaminhei a alguns amigos)

Car*s amig*s,

O que me move a enviar este e-mail a todos vocês é o momento político. As pessoas que estão neste e-mail - em cópia oculta para não expor o nome de ninguém - são pessoas que conheci ao longo da minha curta, mas cada vez menos curta, existência. Amigos do colégio, da faculdade, de trabalho, de empresa júnior, de balada, de infância, parentes, etc, muitos estão na lista. Todos com algo em comum: minha consideração e meu respeito.

Acredito que, por esta relação respeitosa, possamos iniciar um diálogo sobre nossas posições políticas, que se transformará em voto no dia 31/10/2010. Neste sentido, quero ouvir sua opinião compartilhar com você as minhas para que, ao final do processo, independente do resultado final da eleição, saiamos mais conscientes de nossas próprias escolhas.

O objetivo não é convencer ninguém, embora isso não signifique que eu não vá defender as minhas idéias com afinco, sempre respeitando pontos de vista diferentes. Acredito que isto seja a essência da democracia.

O que quero é que aproveitemos o momento para refletir. Acredito que, para sermos donos de nossas escolhas, temos que buscar uma clareza maior sobre o que ela significa e quais os seus impactos. Quanto mais soubermos isso, mais estaremos de fato escolhendo o que entendemos ser melhor, de acordo com nossos valores e ideais. É isto que pretendo com este e-mail: clarear o que significa votar na Dilma ou no Serra para, assim, escolher aquele que considero melhor.

Este e-mail também é resultado da minha preocupação com a forma que está sendo conduzida as campanhas e as discussões que elas estão gerando. A meu ver, o que está sendo colocado em discussão é secundário perto do que realmente significa eleger um Presidente da República. E o que mais me preocupou foi ver que as pessoas de meu círculo social estavam se deixando influenciar por idéias soltas, descontextualizadas, que poderiam, caricaturalmente falando, ser resumida em: "Dilma-terrorista-FARC-chefe de quadrilha-matadora-de-crianças-populista-bolsa-esmola-para-vagabundo".

Com relação aos ataques ao candidato Serra, podemos caminhar para uma baixaria parecida (o boato que está circulando na internet de que a esposa de Serra fez um aborto na juventude demonstra o quão baixo esta campanha pode ir).

Confesso que este caminho me deixa profundamente triste e preocupado. A Dilma tem todas as realizações do governo Lula para mostrar e convencer o povo brasileiro de que este projeto, encabeçado por ela, é a melhor opção. O Serra tem plenas condições de apontar as falhas do governo Lula, mostrar o que fez e defender o que ele considera que foi feito de bom no governo anterior, e se mostrar ao eleitor como a melhor opção para o Brasil.

Esta discussão sobre o método não significa que eu não tenha um lado. Voto na Dilma. Importante dizer, pois de forma alguma quero me passar por isento. Não acredito em imparcialidade, mesmo quando admitimos defeitos naqueles que defendemos, isso não é sinal de imparcialidade, apenas de bom senso. Da mesma forma que não creio em imparcialidade, não creio na perfeição. Estaremos sempre diante de uma escolha entre duas coisas imperfeitas. SEMPRE. No caso desta eleição, temos que escolher aquele com os defeitos que consideramos menos essenciais para o exercício da Presidência da República.

Irei colocar minhas razões ao longo dos próximos dias. Espero que não perca a paciência e, quando estiver perdendo, pense que isso irá acabar dia 31/10. E que passa rápido.

Não irá me magoar se apagar direto, sem ler, desde que eu não fique sabendo. ;-).

Comprometo-me a responder todos os e-mails, sem exceção.

Tirando nossas discussões, os textos que enviar irei compartilhar em meu blog.
http://maspensotantacoisa.blogspot.com/

Eu e mais algumas pessoas criamos um outro blog, para ser utilizado também até 31/10, que é:
http://votodilmaporque.wordpress.com/

Um comentário:

  1. Ae campeão,

    Legal o texto,o blog e a iniciativa.
    O debate político em todos os meios que freqüento está pautado pelo pré-conceito, quem sabe um debate entre amigos abra a cabeça das pessoas para ver além disto.

    Abraço
    Goiano

    ResponderExcluir